Micose de unha (Onicomicose)
Onicomicose
A sua unha está descolada? Ficando “grossa” e feia? Isso pode ser sinal de micose de unha…
Micose de unha é um problema frequente na população adulta, principalmente entre as mulheres.
Formas Clínicas:
Existem quatro padrões de infecção fúngica da lâmina ungueal:
Subungueal distal: tipo mais comum de onicomicose que se caracteriza pelo descolamento da unha a partir da sua porção livre. Em alguns casos pode se observar uma massa sob a unha que tem aspecto de “miolo de bambu”.
Subungueal proximal: tipo mais raro. O descolamento se da pela porção da unha mais próxima da cutícula. Mais comum em pacientes imunossuprimidos.
Branca superficial: causada por uma espécie de fungos chamada T. rubrum, caracteriza-se por placas esbranquiçadas que são removíveis com lixamento da superfície da lâmina ungueal.
Endonix: o fungo se localiza dentro da lâmina ungueal, o que torna a mesma sem brilho e quebradiça. Das formas clínicas de onicomicose, é aquela que tem o diagnóstico mais difícil.
Diagnóstico:
O diagnóstico da micose de unha é clinico com a confirmação do fungo através de exame micológico direto e cultura para fungos, o que na maioria dos casos é suficiente.
Tratamento da Micose de Unha:
O tratamento das onicomicoses acontece com o uso de medicamentos tópicos e/ou sistêmicos, de acordo com cada caso. Percentual da unha acometida e número de unhas acometidas são fatores considerados na hora da decisão terapêutica. Pode levar de seis semanas há mais de um ano.
Para maiores informações sobre onicomicoses, clique aqui.
O Dr. Raphael Peryassú é médico dermatologista especialista em tratamento de micoses cutâneas, dentre elas as onicomicoses. Atende em seus consultórios na Barra da Tijuca e Copacabana.
Central de marcação:
Tel: 4106-1787
Whatsapp: 99818-3239
Retornar ao nosso blog.
Retornar à página inicial.
Para saber mais sobre micoses de unha, clique aqui.