Tumor Glômico – Diagnóstico e Tratamento
Tumor Glômico
Você reparou o surgimento de uma mancha avermelhada que dói sob a unha? Isto pode ser um tumor glômico. As lesões nas unhas muitas vezes são de difícil diagnóstico e exigem médicos treinados e experientes. Leia este texto para algumas orientações sobre esta doença.
O quê é?
Os corpos glômicos são anastomoses arteriovenosas responsáveis pela termorregulação. Estas estruturas estão localizados na derme, em grande parte nos dedos, palmas e plantas. O tumor glomico é uma lesão tumoral benigna rara que se origina em um corpo glômico, podendo surgir teoricamente em qualquer região da superfície cutânea, embora sejam vistos com frequência no leito ungueal, ou seja, debaixo da unha.
As lesões são dolorosas à compressão e sensíveis ao frio. Um teste diagnóstico interessante que pode ser feito em casa é colocar o dedo acometido dentro de um copo com água gelada. Se começar a doer, pode-se tratar realmente de um tumor glomico.
Diagnóstico
Para o diagnóstico da lesão, exame de imagem como a ressonância nuclear magnética do dedo acometido pode ser solicitada, sendo o exame “padrão ouro” para o diagnóstico desta doença. Ultrassonografia do leito ungueal também pode ajudar. Tais métodos diagnósticos tornam o diagnóstico cada vez mais precoce e podem ajudar no planejamento do tratamento.
Tratamento do tumor glômico
O tratamento de escolha é a excisão cirúrgica. As recidivas podem acontecer mas são menores quando o procedimento é realizado por médicos especialistas.
O Dr. Raphael Peryassú é médico dermatologista especialista no diagnóstico e tratamento do tumor glômico e de outras doenças da pele, cabelos e unhas. Atende nos seus consultórios na Barra da Tijuca e Copacabana.
Agenda sua consulta através da nossa central de marcação:
Tel: 4106-1787
WhatsApp: 99642-3139
Voltar à pagina inicial.
Voltar ao nosso blog.
Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Acesse este artigo no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.