Lipomas – Diagnóstico e Tratamento

 em Dermatologia Cirúrgica

Lipomas – o quê podemos saber antes de procurar o médico?

Em relação aos lipomas, podemos afirmar:

1) Lipomas são tumores benígnos de gordura. Existem tipos diferentes de lipomas, que podem ser diferenciados através de biópsia e estudo histopatológico, realizado em laboratório especializado. São exemplos: angiolipomas, hibernomas e lipomas de células fusiformes.

2) Lipomas podem estar localizados no tecido celular subcutâneo. Podem também ter relações com planos mais profundos, estando localizados sob a fáscia muscular, ou até mesmo dentro dos músculos. Quando necessário, deve ser pedido um exame de imagem, normalmente ultrassonografia de partes moles,  para determinar a profundidade do lipoma e evitar “surpresas” desagradáveis no momento do procedimento de retirada. Em casos mais complexos, um exame que pode ajudar muito na delimitação dos lipomas é a ressonância nuclear magnética.

3) Normalmente não sofrem transformação malígna. Existem algumas variantes de lipomas malignos muito raras que são apenas reconhecidas após exame histopatológico da peça removida pelo médico patologista. Um exemplo de lesão malígna de tecido adiposo é o lipossarcoma.

4) Lipomas normalmente têm evolução lenta e indolente, não havendo indicação médica formal para a retirada das lesões. A maioria das remoções é feita por motivos estéticos ou por sintomas como dor e compressão.

5) Alguns tipos de lipoma podem doer quando manipulados. Estas lesões são denominadas, na maioria das vezes, angiolipomas. A retirada total da lesão, alivia este sintoma completamente.

6) O procedimento para a retirada de lipomas pequenos pode ser feito em ambiente ambulatorial, como em um consultório médico preparado para tal, apenas com uso de anestesia local. Tumores de gordura maiores ou mais profundos, devem ser retirados em centro cirúrgico, normalmente sob sedação venosa e anestesia local, para a maior segurança e conforto dos pacientes. Pode ser necessário o uso de drenos no pós-operatório, dependendo do tamanho e localização do lipoma.

Lipoma no dorso

Lipoma no dorso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6) Após a retirada de lipomas, os pacientes devem fazer repouso. Como complicações cirúrgicas, podemos ter formação de seromas, hematomas ou infecção da ferida operatória. O médico habilitado para retirar essas lesões, sabe lidar com estes problemas.

O Dr. Raphael Peryassú é médico dermatologista especialista no diagnóstico e tratamento de lesões como lipomas, cistos infundibulares e tumores de pele benígnos e malígnos. Marque a sua consulta para maiores informações.

Como fazer a cirurgia com o Dr. Raphael Peryassú utilizando o plano de saúde:

Os pacientes que apresentam lesões cutâneas que necessitam de cirurgia, são encaminhados para a autorização do convênio. Após essa autorização, a data da internação e cirurgia são combinadas de acordo com as possibilidades do paciente e equipe médica.

Os clientes Bradesco Saúde, Sulamérica, Cassi, Amil, Unimed, entre outros, podem realizar a internação hospitalar usando o seu convênio, e obter reembolso das despesas médicas devidamente documentadas, através de recibos que comprovam os gastos.

Se você é cliente Bradesco Saúde, Sulamérica, Cassi, Amil, Unimed, entre outros e precisa ser submetido a algum procedimento cirúrgico dermatológico, entre em contato conosco. Temos certeza que poderemos ajudar a resolver esse problema.

Nossos endereços:

Barra da Tijuca:

Avenida das Américas 2.480 Bloco 2 sala S120. Edifício Victory. Lead Américas.

Copacabana:

Rua Siqueira Campos nº 59 sala 308. Edifício Copacabana Medical Tower.

Central de Marcação de Consultas:

Tel: (021) 4106-1787  /  (021) 99642-3139 (Whatsapp)

Retornar ao início do site. Retornar ao nosso blog.

Postagens Recentes
Contato

Entre em contato para tirar suas dúvidas!

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

melanoma
× Fale Conosco!