Exostose Subungueal
Exostose Subungueal
A exostose subungueal, apesar de rara, é um problema que gera transtorno e deve ser tratada por médicos especialistas no assunto. Normalmente dermatologistas e ortopedistas são os mais indicados. Vamos explicar alguns aspectos sobre ela.
O que é?
A exostose subungueal é um tumor benigno ósseo-catilaginoso que acomete a porção distal dos dedos, ficando localizado abaixo da unha, normalmente no primeiro dedo do pé. Acomete mais crianças e adultos jovens e pode estar relacionado a trauma.
Como é?
A queixa típica do paciente é a deformação da unha associada a um aumento do tamanho do dedo. Em casos mais discretos, visualizamos apenas a distrofia na lâmina ungueal. Não causa dor e o paciente refere crescimento lento e gradual.
Como fazer o diagnostico?
O diagnóstico é feito por exame clínico associado a exame simples de imagem. O tumor ósseo é visualizado e o diagnóstico é confirmado. Normalmente uma radiografia simples é o suficiente para a elucidação diagnóstica. Se o médico não tem familiaridade com este diagnóstico, muitas vezes ele nem é aventado.
Qual o tratamento?
O tratamento da exostose subungueal é cirúrgico através da remoção do tumor que acomete a falange distal. Requer alguns dias de repouso para a recuperação total do paciente. O procedimento pode ser feito com anestesia local, com ou em sedação, o que depende muito da reação do paciente ao realizar procedimentos.
O Dr. Raphael Peryassú é médico dermatologista especialista do tratamento cirúrgico do aparelho ungueal e está habilitado para a cirurgia de correção da exostose subungueal, além de outros problemas como unha encravada, verrugas periungueais e tumor glômico subungueal. Atende nos seus consultórios da Barra da Tijuca e Copacabana. Agende sua consulta!
Central de marcação:
Tel: 4106-1787
Whatsapp: 99642-3139
Para voltar a nossa página inicial, clique aqui.
Para voltar para o nosso blog, clique aqui.
Outras informações sobre exostose subungueal, clique aqui.