Cicatrizes de Acne – Tratamento
Cicatrizes de Acne – Tratamento
As lesões de acne podem deixar, mesmo se tratadas adequadamente, cicatrizes. Tratamentos mais eficazes, sobretudo a isotretinoína, reduziram drasticamente a formação de cicatrizes. Os pacientes que procuram o médico dermatologista por este motivo, mostram-se profundamente incomodados. O efeito sobre a autoestima, pode ser devastador. As cicatrizes de acne interferem na qualidade de vida. Podem causar prejuízo na vida social, profissional e sentimental.
A primeira consulta é fundamental para que seja coletada uma boa anamnese e para que todo o planejamento do tratamento possa ser realizado. As reais possibilidades devem ser explicadas para que falsas expectativas não sejam criadas.
Classificação das Cicatrizes de Acne:
As lesões são basicamente divididas em três grandes grupos: elevadas, distróficas e deprimidas.
Cicatrizes elevadas: papulosas, pontes, hipertróficas e queloidianas.
Cicatrizes distróficas: cicatrizes irregulares.
Cicatrizes deprimidas: distensíveis e não distensíveis, ou seja, desaparecem ou não com a tração da pele.
Principais tratamentos das Cicatrizes de Acne:
- Peelings químicos: aplicação de substâncias químicas sobre a pele para melhorar a superfície da pele, além de suavizar alterações de pigmentação. Como exemplos temos o CROSS peeling e peeling de fenol.
- Laser de CO2 fracionado: método que produz pequenas lesões na epiderme e derme, conhecidas como “colunas de coagulação”. Ao cicatrizarem, promovem a retração tecidual e remodelação do colágeno, com melhora global das cicatrizes.
- Radiofrequência fracionada: método semelhante ao laser de CO2 que objetiva a remodelação do colágeno dérmico através da formação de colunas de coagulação. Melhora também a superfície da pele.
- Dermabrasão ou quimiodermabrasão: procedimentos cirúrgicos que buscam nivelar as cicatrizes através do lixamento da pele, associado ou não ao uso de ácidos.
- Retirada cirúrgica das cicatrizes: através de métodos como W-plastia, enxertos de pele total, exerese tangencial (“shaving”), dentre outros métodos possíveis.
- Infiltração de corticóides ou bleomicina: utilizado em cicatrizes hipertróficas ou queloidianas para nivelamento das cicatrizes.
- Subcisão: método que secciona as traves fibrosas que tracionam a cicatriz para baixo, consequentemente, elevando as mesmas e melhorando seu aspecto.
- Preenchimento com ácido hialurônico: aplicação desta substância sob as ciatrizes para elevá-las ao mesmo nível da pele normal.
Após a avaliação de cada paciente, uma combinação dos tratamentos acima descritos é fundamental para um bom resultado final.
O Dr. Raphael Peryassú é médico dermatologista especialista no tratamento de cicatrizes de acne. Atende nos seus consultórios na Barra da Tijuca e Copacabana.
Agende sua consulta e melhore as suas cicatrizes de acne.
Central de marcação de consultas: 4106-1787 / 9962-3139 (WhatsApp).
Retornar à pagina inicial. Retornar para o nosso blog.